26 de setembro de 2008

Desejo e Reparação (Atonement)


Fantástico ! Esse filme consegue te surpreender do inicio ao fim. Principalmente no fim.

O filme começa com Briony, na época com treze anos, correndo pela casa para mostrar para sua mãe que havia terminado sua primeira peça. E ela iria mostrar ao seu irmão Leon que estava chegando.

Passada algumas partes Briony vai até seu quarto e vê uma cena entre Cecília (Keira Knightley), sua irmã, e Robbie (James McAvoy), um empregado da casa. Porém Briony não consegue entender muito bem o que vê, e imagina outra coisa.

Leon chega em casa e traz um amigo consigo, Paul Marshall, dono de uma fábrica de chocolates. Logo podemos observar o desejo de Paul pela prima de Briony, Lola, que estava hospedada naquela casa.

Robbie então decide escrever uma carta para se desculpar com Cecília, mas acaba escrevendo duas versões, uma inocente, e outra um tanto quanto anatômica. E ele sem querer acaba colocando num envelope a carta errada.

E ele só foi perceber esse erro quando já havia entregado a carta para Briony entregar a sua irmã. Briony então leu o conteúdo da carta e fico atônita, acreditava agora que Robbie era um maníaco sexual.

Então para sua surpresa, ela encontra Robbie e Cecília na biblioteca numa cena um pouco mais caliente. Eles se amavam.

Durante o jantar as pessoas descobrem que os gêmeos irmãos de Lola fugiram, e todos decidem procurar por eles.

Perto do lago Briony vê Lola sendo estuprada, e como imaginava que Robbie fosse um tarado sexual acaba testemunhando contra ele, afirmando que fora ele com certeza
que havia estuprado Lola, e que tinha visto com seus próprios olhos, quando na realidade não passava de uma mentira. Robbie então é preso.

O filme retorna quatro anos depois quando Robbie se prepara para ir para a segunda guerra mundial, então ele consegue encontrar Cecília de novo, e os votos de paixão e amor mais uma vez foram feitos.

Novamente o filme dá um salto, dessa vez com Robbie e dois companheiros andando sozinhos na França destruído pelos nazistas, tentando chegar a praia e voltar para a Inglaterra.

Eles então conseguem chegar a praia, e viram um estado de caos que assolava aquele lugar.

O filme a partir daí começa a dar os traços de genialidade.

Descobrimos que Briony virou enfermeira, assim como Cecília, e estava decidida a reparar o erro que cometera anos atrás, ela sabe que o verdadeiro culpado era Marshall, que havia se casado com Lola.

Então o filme mostra Briony procurando sua irmã Cecília na casa dela, e acaba encontrando Robbie lá. E então Robbie pede para que ela mude o testamento dela e fale a verdade para os pais dela.

Nesse momento o filme avança vários anos, e mostra Briony nos dias de hoje durante uma entrevista. E ela falava do seu Vigésimo Primeiro Romance, último pois estava a beira da morte, e o primeiro pois foi o primeiro romance que ela havia iniciado.

E durante essa entrevista ela faz revelações incríveis sobre o verdadeiro final daquela história entre sua irmã e Robbie, e o motivo no qual ela decidiu mudar o final daquela história.

Avaliação: * * * * * *

Nenhum comentário: