4 de novembro de 2008

Sociedade Dos Poetas Mortos (Dead Poets Society)


Um dos mais belos filmes que já vi. Dirigido de forma minuciosa pelo louvável Peter Weir (Show de Truman), e com uma atuação marcante de Robin Williams, e um Ethank Hawke despertando para Hollywood.

O filme começa apresentando a escola preparatória Welton, onde os pais deixavam os garotos para estudarem pois essa era a melhor escola preparatória do Estados Unidos.

Só que esse ano havia um novo professor de Inglês, o Sr. Keating (Robbie Williams), e um aluno novo Todd Anderson (Ethan Hawke) que ficaria no quarto do veterano Neil Perry.

Perry tinha um grupo de estudo com alguns outros alunos, onde cada um ajudava o outro na matéria que fosse preciso.

Mas as aulas do Sr. Keating mudaria a rotina daquela escola onde os quatro pilares eram, a tradição, a disciplina, a excelência e ......, mostrando que as aulas não precisavam ser como todas as outras, e incentivava os alunos a pensarem por si próprios não se prendendo a regras ou preceitos.

Sr. Keating conquistou os alunos em pouco tempo, e estes foram procurar o seu anuário na escola, Keating havia sido um excelente aluno em Welton. Nesse anuário os alunos descobrem que o Sr. Keating participava da Sociedade dos Poetas Mortos e ficaram curiosos para saber o que era, e o Sr. Keating acabou revelando o que era.

Neil então decidiu que eles também deveriam ter a sua própria SDPM, e então convidou alguns dos seus amigos que apesar de excitarem no começo eles acabam a aceitando a idéia, inclusive Anderson que tinha um certo problema com esse tipo de coisa.

As reuniões começaram a ser no mesmo lugar onde era feito na época do Sr. Keating, numa caverna que ficava a uma certa distância do colégio.

A partir desse momento o filme começa a convergir em quatro histórias paralelas; a tentativa de Neil em ser ator, mesmo com a idéia contrária do seu pai; a paixão de Overstreet por uma garota, a rebeldia de Dalton quanto a escola; e a história entre Anderson e o Sr. Keating.

Comecemos da última história, o Sr. Keating conseguiu que Todd libertasse os seus medos e com isso Todd, ficou mais leve e ficou agradecido ao Sr. Keating.

Dalton que era editor do jornal interno da escola publicou uma nota pedindo para que se aceitassem garotas no colégio e fez menção a SDPM, as diretora do colégio ficou furiosa com a atitude e Dalton quase foi expulso, e apesar de ter sido espancado não dedurou nenhum membro da sociedade.

Overstreet acaba se apaixonando por uma garota que era namorada do filho dos Danburry's. Knox então decide conquistar ela, e faz diversos poemas para ela, chegando até a recitar um dentro da sala de aula dela. A cartada final dele foi convidar ela pra ir a peça que Neil iria atuar.

Agora vamos a mais emblemática e a principal história de todo o filme, a história de Neil. Neil através das aulas do Sr. Keating descobre que sua verdadeira vocação é atuar. Decide então fazer um teste para uma peça, sem os pais saberem. E ele acaba ganhando o papel. Neil então forja uma falsa autorização do pai para poder atuar. Mas o pai acaba descobrindo que ele faria o papel e manda o filho sair da peça na véspera da estréia. Mas esse desafia o pai e vai atuar.

Então o pai vai até o teatro, onde Neil fazia a peça e recebia milhares de elogios, e após o término chamou Neil para ir embora para casa. E esse lhe falou que era para Neil desistir da idéia de ser ator, e que iria tirar ele de Welton. Porém nessa mesma noite Neil acaba cometendo suicídio, pois não queria ser o que pai dele planejava que ele fosse.

Então o Sr. Keating foi acusado indiretamente de ter incitado o Neil a desobedecer as idéias dos pais, causando a sim o seu suicídio. Isso fez com que alguns alunos tentassem salvar suas peles, notadamente Cameron que dedurou todos os membros da Sociedade, recebendo assim um soco merecido de Dalton.

Um por um da sociedade foram obrigados a assinar um termo declarando a culpa do Sr. Keating no caso do Neil, causando assim a expulsão deste.

Na última cena, o Sr. Keating entra na aula que era dele e que estava sendo dada pelo diretor para pegar suas coisas, nesse momento Todd desafia o diretor, e sobe na mesa e começa a entoar o coro de O Captain, My Captain, fazendo com que todos os membros da sociedade fizessem o mesmo.

Avaliação: * * * * * *

Nenhum comentário: