22 de abril de 2015

Birdman: Or (The Unexpected Virtue of Ignorance) / Birdman: ou (A Inesperada Virtude da Ignorância)



Gênero: Drama/Comédia
Distribuidora: Fox Searchlight
Produtoras:
New Regency Pictures
M Prods
Grisbi Productions, Le
TSG Entertainment
Worldview Entertainment
Diretor: Alejandro González Iñárritu
Orçamento: $22M
Ano de Lançamento: 2014



            Pode conter spoilers.

            Antes de tudo vamos ao primeiro esclarecimento sobre esse filme, esse não é o filme sobre os 12 anos. O filme que foi filmado durante 12 anos é Boyhood e não Birdman. Segundo, não farei uma análise mais aprofundada sobre o merecimento ou não desse filme em ganhar  a estatueta do Oscar de melhor filme nesse ano.

            Outra coisa interessante de citar é que a ideia original do Iñárritu em colocar o Johnny Depp vestido como um pirata fazendo uma alusão ao Jack Sparrow no final de Birdman era fantástica, uma pena que a Disney não deixou que isso ocorresse, pois sabemos que a carreira do Depp está seguindo o mesmo caminho do que aconteceu com o protagonista de Birdman.

            Birdman foi vencedor de quatro estatuetas no Oscar desse ano, melhor filme, melhor direção, melhor roteiro original e melhor fotografia. Como citado acima não farei uma análise mais aprofundada sobre o merecimento de tais estatuetas, pois ainda preciso assistir alguns dos filmes que concorreram ao Oscar de melhor filme esse ano, entre eles Boyhood citado acima e o aclamado Whisplash.

            A fotografia do filme realmente é algo espetacular dando a entender que não existem cortes, ou seja, a câmera caminha junto dos atores e esse efeito junto de um filme muito bem escrito e dirigido colaborou ainda mais para que o filme ganhasse tantos prêmios.

            O filme conta a história de Riggan (Michael Keaton) um ator que durante o final da década de 80 e inicio da década de 90 fez um filme de super-herói chamado Birdman e o quanto esse filme ainda se refletia na vida do mesmo. É impossível não fazer uma alusão à situação do próprio Keaton após estrelar Batman, durante esse mesmo período.

            Riggan está tentando mostrar que é um ator de talento além de um superstar que fez um blockbuster anos atrás. Para isso ele decide criar uma peça na Broadway com ajuda de Jake (Zach Galifianakis) seu agente, produtor, amigo, ou seja, o faz tudo que ajuda Riggan.

            A peça ainda nos seus ajustes finais quando Riggan decide tirar um ator da peça que não estava com uma atuação decente segundo Riggan e os outros atores da peça. Jake então questiona se Riggan queria algum ator famoso de Hollywood, porém a solução veio de outra atriz da peça Lesley (Naomi Watts) que propôs que eles chamassem para um teste Mike (Edward Norton) um ator com problemas de relacionamentos, mas cuja atuação é de tirar o fôlego.

            Os embates durante o filme entre Riggan e Mike são um dos pontos fortes do filme, justificando a indicação de Michael e Edward para a estatueta do Oscar de melhor ator e melhor ator coadjuvante respectivamente, mas nenhum dos dois levou o prêmio para casa.

            A filha de Riggan, Sam (Emma Stone) também rouba a cena, recém-saída da reabilitação, a mesma é um espírito livre e tem diálogos impactantes seja com o pai dela ou com Mike que ela acaba nutrindo uma paixão durante o filme. Nesse contexto é impossível não citar as cenas no topo do prédio com o Mike e a cena de quando Riggan encontra um cigarro de maconha com ela. Lembrando que a Emma foi indicada a estatueta de melhor atriz coadjuvante no Oscar desse ano.

            Os relacionamentos amorosos de Riggan também entram em questão em Birdman, o mesmo possui um affair com Laura (Andrea Riseborough) uma atriz que também faz parte da peça What We Talk About When We Talk About Love que Riggan atua e dirige na Broadway. Além disso, também existe a relação com a ex-esposa e mãe de Sam, Sylvia (Amy Ryan) mostrando o processo no qual levou a separação de ambos, e como ambos ainda são conectados apesar disso.

            Tanto a peça quantos as atuações dentro da peça de Riggan e Mike vão crescendo ao longo do filme. Além disso, Riggan que escuta vozes interiores de Birdman, está numa jornada para se reencontrar, cujas cenas que ele quebra o camarim ou mesmo a cena que ele está voltando de uma noite após ficar chapado são alguns exemplos de como Riggan e essa voz se conectam.

            Podemos supor que o motivo pelo qual o filme se chama Birdman já esteja totalmente elucidado, agora vamos explica a outra parte do título A Inesperada Virtude da Ignorância. A peça tem uma cena onde o personagem de Riggan se mata com um tiro na cabeça, porém na estreia da peça Riggan decide surpreender, e não apenas isso, e usar uma pistola de verdade na cena, porém ele atira no próprio nariz e não na cabeça. Esse feito foi chamado pelos críticos de teatro existentes no filme de A Inesperada Virtude da Ignorância, por isso a segunda parte do título.

Avaliação: 82/100


Nenhum comentário: