30 de maio de 2015

San Andreas (Terremoto: A Falha de San Andreas)




Gênero: Ação/Thriller
Distribuidora: Warner Bros.
Produtoras:
Warner Bros.
Village Roadshow Pictures
New Line Cinema
Flynn Picture Company
Diretor: Brad Peyton
Orçamento: $100M
Ano de Lançamento: 2015


Dessa vez terei que tomar cuidado com os spoilers, pois poucas pessoas devem ter visto esse filme até o momento.

San Andreas é aquilo que você espera quando decide vê-lo, um filme regular, com cenas de ação impossíveis ou às vezes beirando o impossível, somado a um roteiro amaciado para o grande público.

Uma das grandes virtudes do filme é que a sua premissa sobre a falha de San Andreas é realmente válida. Existem 99% de chances de nos próximos 30 anos a Califórnia ser atingida por um forte terremoto. Mas como em Hollywood tudo é exagerado, algumas coisas não são factíveis com a realidade. Caso você deseja saber mais sobre a falha de San Andreas deixarei dois links: Falha de San Andreas e A Seismologist reviews 'San Andreas'

Ray (Dwayne Johnson) trabalha num helicóptero resgatando pessoas em extremo perigo, porém a sua vida pessoal está totalmente bagunçada com a separação da mulher e a descoberta que ela vai morar com o novo namorado. Além disso, ele também está tendo que lidar com a morte de uma das filhas deles. É preciso salientar que o Dwayne faz um trabalho muito competente nesse filme.

Emma (Carla Gugino) é a ex-esposa de Ray, que agora está se relacionando com Daniel (Ioan Gruffudd) um construtor extremamente rico e egoísta. Ray salva Emma logo no começo dos tremores, e eles vão juntos tentar salvar a filha deles em San Francisco. Infelizmente Carla não faz um papel convincente assim como Dwayne o faz.

Existe uma demora demasiada até que a trama principal do filme se inicie. Que são os fortes terremotos causados pela falha de San Andreas, e o resgate de Blake, a filha de Ray e Emma.

Ah Blake (Alexandra Daddario), eu sabia que já tinha visto esse rosto em algum lugar e a minha memória não falhou, Alexandra também interpreta Annabeth nos filmes de Percy Jackson, apesar dos filmes não serem um primor de qualidade os livros valem a pena serem lidos. Blake é simplesmente fantástica, é realmente complicado adjetiva-la. No inicio do filme ela foi para San Francisco com Daniel, porém ele a abandonou presa dentro de um carro após os primeiros tremores. Ela consegue ser salva pelos irmãos Ben (Hugo Johnstone-Burt) e Ollie (Art Parkinson) "Winter is Coming" que ela havia conhecido minutos antes no saguão do prédio.

Fica óbvio por tudo aquilo que já escrevi que Daniel morreria no filme, alias ele morre na cena que estampa a foto deste post. Uma das melhores cenas do filme, senão a melhor. CGI puro, mas tudo bem, pois a cena foi realmente empolgante.

 Além da trama principal, existe uma trama secundária com o professor Lawrence (Paul Giamatti) que descobre um método para prever os terremotos e consegue salvar milhares de pessoas ao conseguir alertar os moradores de San Francisco que haveria outros tremores e ainda mais violentos que o primeiro.

 Ray é um tipo de cara foda que esperamos que o Dwayne interprete, luta, salta de paraquedas, pilota avião e helicóptero, dirige carro e barco, faz resgates e deve saber fazer mais coisas. Ele não decepciona.

 A saga de Blake, Ben e Ollie também merece ser citada, depois de ser salva pelos irmãos, ela começa a guia-los para serem resgatados pelo seu pai. Ela sabe exatamente aonde ir, e quais ferramentas poderão utilizar nesse momento de caos.

 Além do terremoto temos também um tsunami, e a partir dele que vem a parte final do filme e algumas das cenas de maior impacto no filme, como o resgate de Blake por Ray. Extremamente previsível pela sua forma, mas o objetivo do filme não era fugir da previsibilidade.

San Andreas não tenta te enganar, esse é um ponto extremamente positivo, é um filme que sabe que não é um primor de roteiro e tenta compensar isso com boas cenas de ação. É um filme que vale a pena ser assistido se você quer ver cenas de ação impossíveis e se divertir no cinema ou na sua casa.

Alexandra Daddario rouba completamente a cena no filme, além da personagem ser fantástica, ela consegue ser mais incrível ainda. Eu já estava enrolando muito para assistir True Detective, mas agora que descobri que ela também está no elenco vou começar essa série neste fim de semana.

Avaliação: 66/100
 

Terremoto: A Falha de San Andreas (2015) on IMDb

Nenhum comentário: