28 de junho de 2015

Inside Out (Divertida Mente)


Gênero: Animação
Distribuidora: Walt Disney Studios Motion Pictures
Pixar Animation Studios 

Walt Disney Pictures
Diretor: Pete Docter e Ronaldo Del Carmen
Orçamento: $175M
Ano de Lançamento: 2015



SPOILER HAS FEELINGS


A Pixar voltando a sua velha forma e nos presenteando com uma das melhores animações da história. Após um período de lapso criativo onde eles só faziam continuações ou spin-off como Carros 2, Universidade de Monstros, Aviões, entre outros, eles conseguem trazer uma animação totalmente nova e que chega para marcar.

Inside Out é uma animação com a marca da Pixar pois cativa mais os pais, ou as pessoas mais velhas do que as próprias crianças. É claro que os personagens são coloridos, bonitos e agradam as crianças, porém a mensagem que o filme passa dificilmente será compreendida pelas pessoas mais novas. É um filme que consegue te cativar, mesclando momentos alegres e tristes.

O modo como o filme explica cada espaço da nossa mente é muito interessante, como a fábrica de sonhos, o subconsciente, as memórias bases, as ilhas de personalidade, e como tais aspectos são moldados e alterados ao longo do tempo.

E a condensação dos sentimentos em 5 grandes sentimentos (alegria, tristeza, medo, raiva e nojinho) colaborou muito para que as crianças pudessem entender melhor o filme,  o fato deles serem fofinhos também colabora para que as crianças sintam-se conectadas com eles.

O filme possui uma evolução muito acertada, conseguindo mostrar claramente crescimento de Riley, a maior parte do filme se passa dentro do cérebro dessa garotinha de 11 anos, e que as memórias bases não são formadas unicamente com um único sentimento, como acontecia no começo do filme. No inicio do filme, todas as memórias bases eram alegres, no fim os próprios sentimentos entenderam que as memórias bases deveriam ser uma mistura de sentimentos.

Outro ponto forte do filme é o Bing Bong, uma mistura de algodão doce rosa, elefante, golfinho, e não sei o que mais, que era a representação do amigo imaginário de Riley. Toda a representação desse personagem desde a primeira cena em que ele aparece, até a última cena, que possui uma semelhança fantástica com uma das cenas mais icônicas da história da animação que tem o Simba como o ponto central, é algo que será lembrado por muito tempo.

A tristeza e a relação entre a mesma e a alegria é algo a se comentar a parte. A forma como o filme mostra como funciona a tristeza e o quanto ela é importante no nosso desenvolvimento e a representação de que a alegria e a tristeza podem andar juntas para moldar aquilo que nós somos mostra o quão impactante é esse filme.

Inside Out merece ganhar todos os prêmios que concorrer, um dos melhores filmes do século XXI.

Avaliação 94/100
 

  Divertida Mente (2015) on IMDb

Nenhum comentário: