13 de junho de 2015

Jurassic World (Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros)


Gênero: Aventura/Sci-Fi
Distribuidora: Universal Pictures
Amblin Entertainment
China Film Co.
Legendary Pictures
Universal Pictures
Diretor: Colin Trevorrow
Orçamento: $150M
Ano de Lançamento: 2015
 

SPOILER NOSTALGIA
           
Primeiro de tudo, não contarei muito da história do filme, apenas aspectos gerais do mesmo.

Jurassic World cumpre com muito êxito a função de ser um filme pipoca e consegue encantar tanto as crianças quanto os mais velhos que assistiram ao primeiro filme da franquia lá em 1993. Os efeitos gráficos foram muito bem utilizados e o filme teve o tom certo para sua proposta.

Não podemos fazer comparações entre Jurassic World e Jurassic Park, o primeiro filme da franquia é com certeza melhor que o novo filme, porém Jurassic World consegue resgatar alguns elementos do primeiro filme e adicionar novos aspectos resultando num filme muito divertido para se assistir.

Caso você tenha ressalvas quanto ao filme, fique tranquilo eu também tinha. Eu imaginava que seria um filme bem fraquinho, até porque os trailers não colaboraram muito. Mas a partir do momento que começa a tocar a obra-prima de John Williams você amolece.


             
A escolha do elenco também foi extremamente acertada começando pelo Chris Pratt que faz Owen. Se alguém tinha alguma dúvida de que o Chris deveria ser o novo Indiana Jones a atuação dele em Jurassic World não deixa dúvidas, ele merece herdar o posto do Harrison Ford.
           
É preciso também destacar a participação das crianças do filme, principalmente de Ty Simpkins (Gray) que conseguiu ser aquela criança empolgada, inteligente, mas que não era irritante e com isso consegue cativar o público, ou seja, não torcemos para ele morrer. Nick Robinson (Zach) fez o papel do irmão mais velho de Gray e também teve uma atuação bem interessante ao longo de todo o filme.

Outro ponto alto do filme foi a atuação de Vincent D’Onofrio (Hoskins), as últimas performances de Vincent estão sendo louváveis, seja como Wilson Fisk (Daredevil) ou Glen Palmer (The Judge). Vincent foi a escolha certa para fazer o papel de um dos “vilões” humanos do filme.

Bryce Dallas Howard (Claire) apesar de ser a atriz principal do filme, e fazer par com o Chris Pratt em boa parte do filme, acabou não sendo explorada na sua totalidade. Bryce esteve bem no papel, mas a sua personagem deveria ter sido mais bem construída ao longo do filme.

A volta do BD Wong como o cientista Dr. Henry Wu colabora ainda mais para o ar nostálgico de algumas cenas do filme. Boa parte do respiro cômico do filme fica a cargo de Irrfan Khan (Simon Masrani), principalmente nas cenas que ele tenta pilotar o helicóptero sem possuir licença.

Como disse no começo, esse filme não será um clássico como foi o primeiro filme e também não será um dos melhores filmes do ano. Mas ele cumpre sua proposta de nos entreter e nos deixar deslumbrados com os dinossauros na tela grande.

É preciso também mencionar a participação muito efetiva dos Velociraptors: Blue, Charlie, Delta e Echo. Se no primeiro filme eles eram vilões, nesse filme eles se tornam um dos salvadores. É preciso mencionar aqui que fica totalmente explicado no filme o motivo pelo qual eles obedecem aos comandos de Owen.

O Indominus Rex, o dinossauro híbrido do filme, é imponente e transmite a tensão necessária para um animal desse porte. Além disso, ele é extremamente inteligente, consegue se camuflar e mata por esporte.

A computação gráfica utilizada é fantástica, você realmente se sente dentro de um parque rodeado de dinossauros e todos eles são muito bem feitos.

Como ponto fraco é possível mencionar o fato do filme enrolar para efetivamente começar com as cenas de ação, aventura e tensão. A participação do Jimmy Fallon como o guia turístico de uma das atrações do parque é sensacional.

Com certeza o ponto de destaque do filme é a sua sequencia final que consegue transmitir tudo aquilo que desejamos ao assistir um filme da franquia Jurassic, nada como “mais dentes” para entreter.

Avaliação 78/100       

Jurassic World: O Mundo dos Dinossauros (2015) on IMDb

Um comentário:

Unknown disse...

O que você achou dos efeitos especiais? Amei "O Mundo dos Dinossauros", Chris Pratt tem um grande desempenho! É um ator lindo, carismático e talentoso ❤️. Passageiros Filme é de seus trabalhos mais recentes. Tem um bom roteiro e visualmente nos limpa os olhos. Para uma tarde de lazer é uma boa opção! :)