7 de junho de 2015

The Water Diviner (Promessas de Guerras)

Gênero: Drama
Distribuidora: Warner Bros.
Produtoras:
Fear of God Films
Hopscotch Features
RatPac Entertainment
Seven Group Holdings
Seven West Media
Diretor: Russell Crowe
Orçamento: $22M
Ano de Lançamento: 2014 

Spoilers serão inevitáveis.

The Water Diviner possui uma história forte, mas tem algumas falhas que fazem com que ele deixe de ser um filme realmente emocionante. É um filme que deveria passar mais emoções, mas que infelizmente não consegue. No seu primeiro trabalho como diretor Russell Crowe não brilha e nem falha.
O filme conta história de Joshua Connor (Russel Crowe) um fazendeiro australiano que perdeu seus três filhos em uma batalha durante a 1ª Guerra Mundial. Ele morava com a sua esposa no interior da Austrália, mas depois de quatro anos da morte dos filhos deles, ela comete suicídio por não aguentar mais toda essa situação.
Connor então vai atrás dos seus filhos na Turquia, local da última marcação do caderno deles. Ele planejava ir até o local da última batalha que seus filhos participaram, lembrando que o filme se passava em 1919, pouco depois do final da guerra.
Logo que chega a Istambul ele é surpreendido pelo engenhoso Orhan (Dylan Georgiades) um menino que o leva até o hotel da sua mãe e do seu tio. No hotel Connor conhece a mãe de Orhan, Ayshe (Olga Kurylenko) uma mulher forte que sempre luta por aquilo que deseja, além de ser linda;
É negado então pela campanha Britânica o visto para Connor ir até o local da última batalha dos seus filhos, porém com a ajuda de Ayshe ele descobre que um pescador, por uma quantidade considerável de dinheiro pode levá-lo até o local da batalha.
Na área onde aconteceu a batalha, turcos e britânicos estavam trabalhando juntos para encontrar os mortos. Connor consegue a ajuda do Major Hasan (Yilmaz Erdogan) que batalhou durante a guerra pelo Império Otomano. Dentro dessa área Connor consegue localizar exatamente onde estariam os corpos dos seus filhos, ele conseguiu encontrar os corpos de Edward e Henry, porém ainda faltava achava o corpo de Arthur (Ryan Corr).
No outro dia ele foi surpreendido por uma notícia dada por Hasan que Arthur provavelmente ainda estivesse vivo, pois ele estava numa lista de presos que Cemal (Cem Yilmaz) pegara nos correios.
Então ele volta a Istambul para ir à busca de Art, mas ele recebe um ultimato da campanha britânica para deixar Istambul por ter desobedecido à regra e ter ido até o local da batalha.
Connor foi se aproximando de Orhan e Ayshe durante todo o filme, criando assim uma relação sentimental muito forte com eles. Além disso, Connor também se aproximou de Hasan e Cemal, participando inclusive de festas e rituais turcos. Connor inclusive salva Hasan dos gregos durante uma emboscada no qual eles foram pegos, porém infelizmente Cemal acaba morto durante a emboscada.
Acredito que não preciso dizer o final do filme ou precisaria? Não vou contar o final do filme para aqueles que ainda não viram possam ver sem saber o final.
A história contada pelo filme é muito bonita, apesar do roteiro ter algumas falhas, o filme não deixa de ter uma história impactante. As atuações também não deixam a desejar, Russel Crowe é um dos melhores atores da sua geração, e o resto do elenco também faz um trabalho interessante. Os flashbacks e as visões de Connor possuem uma sutileza dignas de aplauso.
Avaliação: 72/100
  Promessas de Guerra (2014) on IMDb

Nenhum comentário: