11 de julho de 2015

Margin Call (O Dia Antes do Fim)



Gênero: Drama/Thriller

Distribuidora: Roadside Attractions
Before The Door Pictures 
Benaroya Pictures 
Washington Square Films 
Untitled Entertainment
Diretor: J.C. Chandor
Orçamento: $3.5M
Ano de Lançamento: 2011
 

SPOILER SMART    

Margin Call não é um filme novo, mas também não é um filme completamente antigo, ele foi lançado em 2011 e devo confessar que não sabia que o filme era tão bom e com tantos atores de qualidade no elenco.

Foi extremamente acertado o filme ter se passado em apenas um dia, sendo que a maior parte dele se passa durante a madrugada dentro de uma companhia financeira com ativos altamente alavancados. O filme com isso consegue demonstrar o ambiente interno de uma empresa durante momentos de crise.              
   
A trama principal do filme se inicia quando Peter Sullivan (Zachary Quinto) o analista de risco da companhia descobre que a maior parte de carteira de ativos de títulos hipotecários de renda fixa estão alavancados a níveis insustentáveis e isso geraria uma dívida que a empresa não conseguiria bancar.

Peter então chama seu colega Seth (Penn Badgley) e seu chefe Will Emerson (Paul Bettany), vale lembrar que já era umas 22h e tanto Seth quanto Will estavam numa festa, apenas Peter estava no escritório, pois no começo do filme houve um corte de funcionários e o antigo chefe de Peter e Seth tinha sido demitido, Eric Dale (Stanley Tucci), e ele tinha dado um pen drive para o Peter dar uma olhada.

Will após descobrir o que estava acontecendo decide então chamar seu chefe Sam Rogers (Kevin Spacey), que decide então convocar uma reunião com o seu superior e outras chefias.

Então temos uma reunião com Jared Cohen (Simon Baker), Sam, Will, Peter, Seth, Sarah Robertson (Demi Moore) e Aasif (Ramesh Shah). Vale ressaltar que Jared era chefe de Sam. Jared pede para que expliquem o que está acontecendo e Sarah pergunta qual o background de Seth. Percebendo então que o buraco era bem fundo Jared decide convocar o presidente da companhia. 
Nesse momento então conhecemos John Tuld (Jeremy Irons) o presidente da companhia, que pede para que Peter explique exatamente o que está acontecendo sem jargões financeiros. John então decide tomar uma medida extrema que afetará o mercado por muito tempo, mas precisa da colaboração de todos naquela sala. Era por volta de 4h quando essa reunião aconteceu.

O filme então vai mostrando como fazer com que os funcionários da empresa cumpram a tarefa ingrata que seria passada na manhã seguinte para eles e os dilemas morais que tal decisão poderia implicar.

O filme é muito bem amarrado, consegue demonstrar o ambiente interno de uma empresa com muita fidelidade, as atuações de todos os atores principais da trama são excelentes, principalmente Kevin Spacey e Paul Bettany. Os diálogos são muito bem formulados, muitas vezes usando jargões que uma pessoa não habituada com tal ambiente ficará perdida, o que é excelente, mostrando que o filme queria ser mais do que algo mastigável para o grande público.

Assista-o caso ainda não tenha visto, ele está disponível no Netflix.

Avaliação: 86/100

Margin Call - O Dia Antes do Fim (2011) on IMDb

Nenhum comentário: